segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Nem Fla, nem Timão. Clube mexicano diz ter maior torcida do mundo

Com estádio moderno e 35 milhões de torcedores, Chivas Guadalajara aposta na formação de jogadores e ainda busca espaço internacional


O Flamengo tem sua Nação. O Corinthians, sua Fiel. Mas a maior torcida do mundo está no México. Pelo menos é o que diz o Chivas Guadalajara. Segundo pesquisas feitas pelo clube, são 35 milhões de apaixonados, no que seria a entidade com o maior número de torcedores do planeta. Mas o patrimônio não se resume aos seus fãs. O time mais popular do país também é dono de um estádio moderno e conta com uma estrutura comparada a potências europeias.
Fundado em 1906, o Club Deportivo Guadalajara tem como filosofia a não inclusão de atletas estrangeiros. Mas ao longo dos anos, procurou se modernizar e, assim, conquistar uma legião de fãs. Conseguiu passar o América, da capital Cidade do México, e abocanhar o maior número de torcedores do país. Além disso, investiu na formação de jogadores e ganhou de presente um estádio de ponta.
torcida do Chivas Guadalajara, do México (Foto: AP)
Em 2002 o empresário Jorge Vergara adquiriu 87% do Chivas, vencendo a resistência de um grupo que se recusou a vender sua cota. No ano passado ele entregou ao clube o Estádio Omnilife, nome de sua marca de produtos e complementos alimentares. Com capacidade para 45 mil pessoas, o investimento de cerca de R$ 300 milhões transformou-se num dos campos mais modernos do mundo, que recentemente abrigou todas as partidas do torneio de futebol dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, além das cerimônias de abertura e encerramento.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

imageOito equipes irão disputar Campeonato Baiano de Futebol da 2ª Divisão 2012

Há vários anos fora da elite, Jacuipense vai tentar mais uma vez
Na última segunda-feira (17), a Federação Bahiana de Futebol (FBF) encerrou as inscrições para o Campeonato Baiano da 2ª divisão 2012. A competição definirá duas equipes para a elite do futebol do Estado em 2013.
Oito clubes garantiram presença na competição. São eles o Colo-Colo de Futebol e Regatas (Ilhéus), Associação Desportiva Jequié (Jequié), Guanambí Atlético Clube (Guanambí), Galícia Esporte Clube (Salvador), Botafogo Sport Clube (Salvador), Esporte Clube Ypiranga (Salvador), Esporte Clube Ipitanga Bahia (Lauro de Freitas) e o Esporte Clube Jacuipense (Riachão do Jacuípe).
 Porém, de acordo com o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, ainda não está definido o número total de participantes do campeonato. "A Federação ainda vai definir se serão dez ou 12 clubes na 2ª divisão. Em caso de dez, teremos mais duas vagas do Torneio Seletivo. Já se forem 12, mais quatro vagas sairão desta competição", explicou.
 O Seletivo foi criado para dar oportunidade aos clubes que querem disputar o acesso à elite do futebol baiano. Participam do torneio times que, devido ao calendário de competições, precisam concorrer às vagas para voltar a disputar o campeonato.
 Neste ano, seis clubes se inscreveram para concorrer às vagas. Além do Sport Clube Camaçariense e o Esporte Clube Poções, últimos colocados da Segundona em 2011, participarão o Atlântico Esporte Clube, de Lauro de Freitas, mas que mandará seus jogos em Terra Nova; Cruzeiro de Cruz das Almas; São Cristóvão Esporte Clube, de Salvador e o Astro, de Feira de Santana, mas que terá a cidade de Serrinha como mando de campo.
 O Torneio Seletivo será disputado a partir de janeiro de 2012.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

COPA DO SERTÃO SUB-17

Copa do Sertão começou em Barra do Mendes
Foto Paulo Neves Ascom SudesbComeçou, neste sábado (15/10), a quarta edição da Copa do Sertão de futebol, competição, realizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia-Sudesb. No jogo de abertura, que aconteceu na cidade de Barra do Mendes, a seleção local venceu a equipe de Presidente Dutra, por 3 a 1. O destaque da partida foi o atacante Alef, que marcou os três gols do time da casa. Tiago, de pênalti, descontou para Presidente Dutra.
Por ter sido campeã na edição de 2010, Barra do Mendes foi sede da atual edição da competição. A solenidade de abertura contou com a presença de representantes da Sudesb e de autoridades locais e das 12 cidades que participam neste ano da Copa: Barro Alto, Irecê, Central, Ibititá, Itaguaçu da Bahia, João Dourado, Lapão, Morro do Chapéu, São Gabriel, Xique-Xique, Presidente Dutra e Barra do Mendes. 

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

COM INTERDIÇÃO DO ESTÁDIO, A GAROTADA COMEÇA A TRABALHAR NO GINÁSIO
É A HORA DO FUTSAL
NAS PRIMEIRAS DUAS SEMANAS HOUVE ATIVIDADE EM APENAS UM PERIODO COM UMA MÉDIA DE 29 GAROTOS POR DIA
É SUCESSO MAS PODEMOS MELHORAR
TED VITOR E O PAIZÃO JAIME

De simplismente mais um no ano anterior a destaque na edição seguinte.

Ted Vitor jogou muito não só na final mas em toda a competição, fez o último gol do time na partida final (5x3), foi eleito um dos melhores
senão o melhor fixo da competição e fez a alegria do paizão que esteve presente em todos os  momentos, acompanhou toda a evolução do filhão. É CAMPEÃOOOOOOOOOOOOOOO.



João Lucas Almeida Marinho, 09 anos;
Scheidner Santos Morais 09 anos;
Miqueias de Almeida Amorim 10 anos;

Três promessas
Três destaques da III COPA CPW DE FUTSAL - CATEGORIAS DE BASE.

imageDestaque do Bahia, Cruzeiro já negocia salários com o lateral Ávine para 2012


Com a transição de presidentes, o planejamento do Cruzeiro para a próxima temporada já está sendo feito fora de campo e também para o time de futebol.
Reforçar as laterais do clube é uma das prioridades do mandatário eleito, Gilvan de Pinho Tavares. O nome preferido para a camisa 6 é Ávine, do Bahia.
O Superesportes apurou que a negociação com o jovem lateral-esquerdo é avançada. As bases salariais, inclusive, já estão sendo discutidas. O contrato deverá ser longo, já que as conversas são de compra de parte dos direitos do jogador.
Ávine tem 23 anos e é mineiro de Aimoré. Ele começou a jogar futebol nas categorias de base do clube baiano. Em 2009, esteve no Santo André por empréstimo. O camisa 6 já teve passagem pela Seleção Brasileira Sub-17. No ano passado, Ávine foi eleito o melhor lateral-esquerdo da Série B.
A relação das diretorias de Bahia e Cruzeiro é boa. Um dos jogadores emprestados pelo clube celeste aos baianos, inclusive, é o lateral-direito Marcos. Este também poderá figurar no elenco profissional da Raposa em 2012.
Os atuais laterais celestes são Gil Bahia e Vitor (direita), além de Diego Renan e Gabriel Araújo (esquerda). Marquinhos Paraná e Everton também fazem a função.
Conhecidos os campeões do Zonal de Irecê dos Jogos Abertos do Interior
Equipe de handebol de AndaraíDezesseis equipes garantiram classificação para a fase final dos Jogos Abertos do Interior, após o encerramento, neste domingo (9/10), do zonal de Irecê que reuniu 14 municípios do centro-norte baiano, entre os dias 7 e 9 de outubro, que se enfrentaram no basquete, vôlei, futsal e handebol. A grande final da competição está prevista para o mês de novembro em Vitória da Conquista.  O evento é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia - Sudesb.
Nesse zonal, o grande destaque foi o número de jovens em quadra e na torcida. O que, segundo o coordenador de apoio ao esporte da Sudesb, Paulo Lima, demonstra a renovação da competição no Estado. Os campeões dos zonais foram: Seabra (basquete masculino), Irecê (basquete feminino), Andaraí (handebol masculino), Irecê (handebol feminino), Ibititá (vôlei masculino), Andaraí (vôlei feminino), Irecê (futsal feminino) e Itaberaba (futsal masculino).
Confira os resultados: 
Basquete Feminino Campeão: Irecê Vice-campeão: Seabra
Basquete Masculino Campeão: Seabra Vice-campeão: João Dourado
Handebol Masculino Campeão: Andaraí Vice-campeão: Itaberaba
Handebol Feminino Campeão: Irecê Vice-campeão: Andaraí
Futsal Masculino Campeão: Itaberaba Vice-campeão: João Dourado
Futsal Feminino Campeão: Irecê Vice-campeão: Seabra
Vôlei Masculino Campeão: Ibititá Vice-campeão: Andaraí
Vôlei feminino Campeão: Andaraí Vice-campeão: Central 

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Jogos AbertosComeça o zonal de Irecê dos Jogos Abertos do Interior
Diante de muita expectativa dos baianos da região centro norte do Estado, na tarde desta sexta-feira (7/10), foi iniciado, em Irecê, o quarto zonal dos Jogos Abertos do Interior de 2011, que são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia- Sudesb. Esta é considerada a maior competição amadora do Estado. Este zonal, que vale vagas para a fase final nas modalidades de basquete, futsal, handebol e vôlei, está reunindo 14 municípios.
Nesta sexta-feira, estão sendo realizados 18 jogos. O zonal se estenderá até o domingo (9/10), quando serão conhecidos os campeões. As cidades que estão disputando esse zonal são: Irecê, Andaraí, Seabra, Ibititá, Uibaí, Baixa Grande, Presidente Dutra, São Gabriel, Cafarnaum, Lapão, João Dourado, Itaberaba, Morro do Chapéu e Central.  Ao todo, são 44 equipes inscritas no masculino e no feminino.
Os Jogos Abertos foram disputados pela primeira vez em 1964. Desde então, a competição já passou por diversas modificações, inclusive com uma nova regra que impõe às equipes a participação de atletas jovens, para promover a renovação no esporte baiano. Com as mesmas metas, calouros e veteranos se misturam em quadra, visando principalmente à vitória.
Durante o período dos Jogos, os competidores deixam de lado suas profissões para se dedicarem como atletas, como o bombeiro, Anderson Alves, que promete incendiar a quadra de basquete com toda a habilidade de armador. "Disputo os Jogos Abertos há quase duas décadas. Nasci em Itaberaba, mas sempre morei em Seabra, onde temos um time de basquete, que treina constantemente no ginásio local. No ano passado, ficamos em terceiro, mas, com força de vontade, acredito que podemos levar o ouro dessa vez".
O experiente atleta, aos 34 anos, acompanhou as mudanças na competição. "Muita coisa se renovou nesses anos em que disputo os Jogos. Um dos fatores principais foi a inclusão dos mais jovens nas equipes. Na nossa, temos duas feras de 15 e 16 anos", diz Anderson.
Uma das finalidades dos Jogos Abertos do Interior é promover o intercâmbio esportivo entre os municípios participantes e apontar o surgimento de novos atletas no cenário esportivo baiano. Em novembro, haverá a grande final em Vitória da Conquista, quando os vencedores dos zonais irão se enfrentar.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Brasileiro de 89 anos é o jogador mais velho em atividade no mundo


Em Goiandira, no interior de Goiás, dos 5.265 moradores, apenas 17 são mais velhos que seu Tércio Mariano. Mas nenhum com o título que ele tem. A cidade o viu jogar futebol pela primeira vez em 1973. Agora, com 89 anos e na mesma posição de lateral-direito, ele não é só o craque do Goiandira Esporte Clube, como também está no livro dos recordes: é o jogador mais velho do mundo (assista ao vídeo ao lado). Está lá, registrado, há dois anos:
"Aos 87 anos, Tércio Mariano de Resende (Brasil, 31/12/1921) joga regularmente como lateral-direito pelo Goiandira Esporte Clube, no Campeonato Regional, em Goiás. Ele é membro da Liga de Futebol Catalão Levindo da Fonseca", diz o trecho do livro que se refere a seu Tércio.
- Todo mundo que via eu jogar contra os times de fora perguntava a minha idade. Eu falava, e eles diziam: "Você tem que assinar no livro dos recordes". E foi pegando aquilo. Mais outro jogo, a mesma coisa - contou o recordista, em entrevista ao "SporTV Repórter".
No Brasil, a expectativa de vida para os homens é de 69 anos. Seu Tércio já passou por 20 dessa marca e, se depender dele, seu nome continuará frequentando por muito tempo o livro dos recordes.
- Muitos já me falaram assim: "O que você está pensando, com essa jogando futebol? Você não tem juízo, não?". Eu falo: "Não, enquanto as pernas estiverem aguentando eu continuo".
A história do senhor Tércio Mariano faz parte da última edição do "SporTV Repórter". O programa mostra a relação dos atletas com o tempo.

domingo, 2 de outubro de 2011

COPA AMÉRICA DE BASQUETE

Meninas também garantem vaga, e Brasil terá força máxima em Londres

Seleção brasileira posa com troféu e medalhas da Copa América de Basquete (Foto: agência EFE)Com campanha invicta, seleção feminina vence a Argentina e conquista a Copa América; Atlanta-96 foi a última vez que país teve dois times nos Jogos


Há três semanas, os olhos estavam vidrados na TV. Acompanhavam atentamente a seleção de Rubén Magnano que fazia, diante da República Dominicana, o jogo da vida em Mar del Plata. Depois de 40 minutos de muita apreensão, as meninas puderam respirar. Viram chegar ao fim um jejum olímpico de 15 anos, que marcava o basquete masculino. Ainda em meio à comemoração, foram convocadas por Hortência para uma reunião. Só para lembrar que agora era a vez delas. Entenderam o recado. Neste sábado, na cidade de Neiva, o Brasil atropelou a Argentina, conquistou o título da Copa América e assegurou seu lugar nos Jogos de Londres-2012: 74 a 33 (33 a 11). A última vez que o país contou com suas duas equipes na competição foi em Atlanta-96.